![]() |
Ozzy Osbourne |
Ozzy Osbourne, figura lendária do heavy metal e emblemático vocalista dos Black Sabbath, morreu no dia 22 de julho de 2025, aos 76 anos. O músico deixou um legado marcante, com êxitos como “Paranoid”, “Perry Mason”, “Crazy Train” e “No More Tears”. Nesta retrospetiva, recordamos 10 das suas canções mais memoráveis.
A comunidade do heavy metal continua abalada com a notícia. Apenas algumas semanas após a sua despedida dos palcos com os Black Sabbath, a 5 de julho, Ozzy Osbourne perdeu a vida na terça-feira, 22 de julho de 2025, aos 76 anos.
Black Sabbath (1970)
É impossível falar de Ozzy Osbourne sem mencionar a lendária canção “Black Sabbath”, da icónica banda britânica com o mesmo nome. Escrita em 1969 e lançada no álbum de estreia dos Black Sabbath, esta faixa tornou-se uma das mais emblemáticas do grupo. O seu riff principal, baseado no intervalo do trítono — também conhecido como diabolus in musica — confere-lhe uma atmosfera sombria e inconfundível. Esta canção lendária foi recriada por várias bandas ao longo dos anos, incluindo os Type O Negative, que a interpretaram no álbum de tributo Nativity in Black, em 1994.
Paranoid (1970)
Outra faixa incontornável dos Black Sabbath, interpretada por Ozzy Osbourne. “Paranoid”, retirada do segundo álbum da banda, com o mesmo nome, é frequentemente classificada como uma das maiores canções de heavy metal de todos os tempos. O single vendeu mais de 200.000 cópias só em França.
War Pigs (1970)
Escrita por Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward, “War Pigs” é outra das faixas do álbum Paranoid. Considerada por muitos como um dos marcos fundadores do heavy metal, esta poderosa canção anti-militarista mantém-se um hino incontornável da banda britânica, com uma mensagem que continua a ecoar nos dias de hoje.
Crazy Train (1980)
“Crazy Train” faz parte de Blizzard of Ozz, o primeiro álbum a solo de Ozzy Osbourne. Tornou-se uma das suas canções mais populares, em grande parte graças ao inesquecível solo de guitarra de Randy Rhoads, eleito o 9.º melhor de sempre pelos leitores da revista Guitar World.
Mr. Crowley (1980)
Mais uma canção icónica retirada de Blizzard of Ozz. “Mr. Crowley”, uma homenagem ao ocultista Aleister Crowley, foi gravada com músicos de excelência: Randy Rhoads na guitarra, Bob Daisley no baixo, Lee Kerslake na bateria e Don Airey nos teclados.
Bark at the Moon (1983)
“Bark at the Moon” é a faixa-título do terceiro álbum a solo de Ozzy Osbourne e um dos seus singles mais emblemáticos. Foi também o tema escolhido para o primeiro videoclipe do cantor britânico. Com esta canção, e com o segundo single “So Tired”, o álbum alcançou o 19.º lugar na Billboard 200.
No More Tears (1991)
Faixa central do álbum homónimo de 1991, No More Tears é considerada por Ozzy como a obra-prima da sua carreira a solo. Produzido por Duane Baron e John Purdell, o álbum está recheado de temas memoráveis como “Mama, I’m Coming Home”, “Road to Nowhere”, “Time After Time” e, claro, a intensa e envolvente “No More Tears”.
Mama, I’m Coming Home (1991)
Outro clássico incontornável de No More Tears. “Mama, I’m Coming Home” foi coescrita por Lemmy Kilmister, o lendário baixista e vocalista dos Motörhead, tal como outras três faixas do mesmo álbum. No concerto de despedida em Birmingham, a 5 de julho, Ozzy emocionou o público ao interpretar esta canção comovente diante de 40 mil fãs no estádio Villa Park.
Perry Mason (1995)
Mais um marco na carreira a solo de Ozzy, “Perry Mason” foi o primeiro single do álbum Ozzmosis (1995). Gravado entre Paris e Nova Iorque, este disco marcou o regresso do cantor após ter anunciado a sua reforma. O lendário Rick Wakeman contribuiu com o som do mellotron nas duas primeiras faixas do álbum: “Perry Mason” e “I Just Want You”.
Patient Number 9 (2022)
“Patient Number 9” faz parte do décimo terceiro e mais recente álbum de estúdio de Ozzy Osbourne, com o mesmo nome. Produzido por Andrew Watt, o disco reúne colaborações de luxo: Josh Homme, Eric Clapton, Tony Iommi, Zakk Wylde e Jeff Beck, que participa precisamente nesta faixa. O videoclip, realizado por Todd McFarlane e M. Wartella, apresenta animações desenhadas à mão com o próprio Ozzy como personagem.
Claro que a carreira de Ozzy Osbourne inclui muitos outros temas memoráveis, como “Iron Man” com os Black Sabbath, ou ainda “Dreamer” e “I Just Want You” a solo. Quais são as canções de Ozzy que mais marcaram a sua vida?