ZTE Nubia Music: música para dois

António Eduardo Marques
Por
0

 

ZTE Nubia Music

Há um inegável charme retro no Nubia Music. Mas o que mais distingue este curioso smartphone é o facto de incluir não uma, mas duas tomadas mini-jack de 3,5 mm.


Numa altura em que a maioria dos fabricantes de smartphones desistiu definitivamente de incluir tomadas de 3,5 mm nos seus produtos, descobrimos o Nubia Music, da ZTE, um smartphone que nos traz à memória os Walkman dos anos 80, com as suas tomadas mini-jack duplas para partilhar a música com um segundo par de auscultadores.


Nubia Music dual mini-jack

A ZTE, que está no mercado sobretudo com produtos acessíveis, não deixou créditos por mãos alheias neste modelo. Apesar do seu baixo preço (pode ser encontrado nas lojas por cerca de 100 euros), é vendido num pacote extremamente completo, o qual inclui carregador, capa transparente de silicone, protetor de ecrã e... dois pares de auriculares!

No lado posterior, encontramos mais algumas funcionalidades pouco comuns em smartphones, como é o caso de um altifalante sobredimensionado que, não oferecendo o tipo de reprodução que podemos encontrar numa coluna Bluetooth, é claramente superior ao que qualquer smartphone permite, através das suas "colunas" integradas.


Altifalante do ZTE Nubia Music


A minha filha mais nova, que por vezes surpreendo a ouvir música em casa através das "colunas" do próprio smartphone, algo que me faz alguma confusão, diz-me que o som que daqui sai é claramente superior (sobretudo mais alto) ao do seu Samsung A52s.

Contudo, os resultados não são assim tão bons como a promoção da marca pode sugerir. O facto de ter certificação DTS:X Ultra tem zero significado e, quanto à reivindicação de 600% mais de volume de som, é algo que dever ser entendido, não com uma "pitada de sal", mas com um pacote inteiro! Ou seja, existe efetivamente a possibilidade de fazermos um "boost" do som, o qual afeta não apenas a reprodução através do altifalante externo, mas também dos auscultadores. Contudo, esse aumento de volume é conseguido à custa de um também grande aumento de ruído de fundo, pelo que não é algo que aconselhe.

Mas nada disso interessa, sinceramente. A verdade é que este é um smartphone barato e não nos passaria pela cabeça compará-lo a produtos com um preço duas (ou 10!) vezes superior. Para o que custa, a qualidade de construção é surpreendente, com a sua moldura em alumínio e ecrã LCD de 6,6'' com 90 Hz de refresh rate.

Os 128 GB de armazenamento interno incluído são irrelevantes, pelo facto de que temos direito a leitor de microSDXC, o qual suporta cartões até 2 TB! E a bateria integrada de 5000 mAh é também suficiente para mais do que um dia inteiro de música.

Como smartphone, este não é um mau smartphone; é um smartphone de 100€. E, por 100€, sinceramente, estava à espera de pior. Mas se olharmos para o Nubia Music como um leitor de música digital, então o que aqui temos é bastante mais interessante!

Configurado sem cartão SIM e usando apenas redes Wi-Fi para streaming e descarregar música, é uma máquina excelente – sobretudo se a ideia for usar auscultadores/auriculares cablados, porque são apenas suportados codecs Bluetooth básicos.

E, para quem tenha amigos(as)/namoradas(os) com quem queira partilhar música é melhor que bom: é um produto único no mercado.

Mais informação no website da marca.


Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!