Pearl Jam, Diana Krall, António Zambujo e Carolina Deslandes, entre 200 músicos que assinam carta contra a «IA irresponsável»

0



Seguindo o exemplo manifestado por cerca de quinze mil escritores, que no Verão de 2023 já tinham alertado para os perigos do uso da IA aos CEO da OpenAI, Alphabet, Meta, Stability AI, IBM e Microsoft, através de uma carta aberta. É agora a vez dos músicos se insurgirem ao demonstrarem grande preocupação com as ferramentas de criação de música com recurso à Inteligência Artificial.


No grupo de cerca de duzentos artistas figuram nomes internacionais como: Billie Eilish, Elvis Costello, Greta Van Fleet, Imagine Dragons, Jon Bon Jovi, Katy Perry, Mac DeMarco, Mumford & Sons, Nicki Minaj, Sheryl Crow, entre muitos outros. Mas a preocupação estende-se também aos artistas nacionais, como: António Zambujo, Carolina Deslandes, Carlão, Pedro Abrunhosa, Fernando Daniel, Sérgio Godinho ou o maestro Rui Massena, entre outros a assinarem o manifesto.


O artigo publicado no site TechCrunch explica o receio dos artistas: “Quando utilizada de forma irresponsável, a IA representa uma enorme ameaça à capacidade de proteger a nossa privacidade, a nossa identidade, a nossa música e os nossos meios de subsistência”, diz a carta. “Algumas das maiores e mais poderosas empresas estão a usar nosso trabalho sem permissão para treinar modelos de IA. … Para muitos músicos, artistas e compositores que estão apenas tentando sobreviver, isso seria catastrófico.”


Parem de desvalorizar a música, ou ‘Stop Devaluating Music’, é o mote utilizado pelo movimento, que se pode ler na carta partilhada pela Artist Rights Alliance (ARA), para chamar a atenção para a causa, que alerta para o facto de mesmo a utilização de conteúdos licenciados ou royalty-free pelas empresas de IA para treinar os seus modelos de linguagem, continuar a pôr em causa a hipótese dos artistas que os criam venderem o seu trabalho para fins mais lucrativos.




Artistas da literatura e da música não são os únicos que temem o risco trazido pela Inteligência Artificial. Em 2023 já os profissionais de cinema e argumentistas de Hollywood tinham definido a ameaça da IA na sétima arte, como um dos motivos da greve que fizeram. 

Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!