O Grande Auditório da Gulbenkian está esgotado para os dois dias de espectáculo, mas o de dia 7 de novembro (sexta-feira) é transmitido ao vivo, gratuitamente, no site da fundação.
A Orquesta Gulbenkian desempenha ao vivo, hoje e amanhã, um espetáculo que engloba a interpretação de obras de três compositores de Viena: a Quarta Sinfonia de Mahler, o Nono concerto para piano e orquestra, de Mozart, e Der Wein (O Vinho) de Alban Berg.
O maestro finlandês Hannu Lintu dirige a orquestra da Gulbenkian e o concerto conta com a participação do soprano francês Faustine de Monès (na foto) e o acompanhamento ao piano do canadiano Jan Lisiecki.
O espetáculo tem a duração de duas horas e 10 minutos e inicia com Der Wein (1929), seguindo-se o nono concerto para piano e orquestra (1777), em Mi bemol, de Mozart. Depois de um intervalo de 20 minutos, o serão retoma com a interpretação da sinfonia n.º 4, em Sol maior (1899-1900), de Gustav Mahler.
O concerto do dia 7, sexta-feira, vai ser transmitido em direto, a partir das 19h, no site da Fundação Calouste Gulbenkian.
Alinhamento do concerto:
Alban Berg
Der Wein / O Vinho
(14 minutos)
Einleitung: Sehr langsam / Introdução: Muito lento
Die Seele des Weines / O espírito do vinho
Der Wein der Liebenden / O vinho dos amantes
Der Wein des einsamen / O vinho do solitário
Wolfgang Amadeus Mozart
Concerto para Piano e Orquestra n.º 9,
em Mi bemol maior, K. 271, Jeunehomme
(31 minutos)
I. Allegro
2. Andantino
3. Rondo: Presto
Intervalo (20 minutos)
Gustav Mahler
Sinfonia n.º 4, em Sol maior
(58 minutos)
I. Bedächtig, nicht eilen / Circunspecto, calmo
2. In gemächlicher Bewegung. Ohne Hast / Moderado. Sem pressa
3. Ruhevoll / Tranquilo
4. Sehr behaglich / Muito cómodo
