Amplificador Moonriver Audio 404 Reference: Clássico instantâneo

Fernando Marques
Por
0

Moonriver Audio 404 Reference
Moonriver Audio 404 Reference


É inevitável que primeira coisa de que nos lembramos ao ver o nome deste amplificador seja a belíssima canção interpretada pela não menos bela Audrey Hepburn no filme Breakfast at Tiffany's de 1961.


Segundo a empresa criada em 2018 por George Polychronidis na cidade sueca de Malmö, o nome Moonriver Audio é precisamente inspirado na famosa canção de Andy Williams, interpretada, entre outros, por Frank Sinatra, além de figurar na banda sonora do referido filme. 


Além do 404 Reference, a Moonriver tem apenas no seu catálogo o 505 Hybrid que é um pré de phono, e o 404 “normal”. O que os diferencia é que versão Reference tem uma fonte de alimentação reforçada, com uma capacitância que é quase o dobro dos 57.000uF do amplificador original, com 107.000uF - só a secção do pré-amplificador tem 21.000uF. A Moonriver afirma que a capacitância extra proporciona mais amplitude, melhorando consideravelmente a compatibilidade com um leque de colunas alargado. É utilizado apenas um transformador toroidal, com cinco fontes de alimentação separadas para um contraste dinâmico melhorado. Infelizmente, o 404 não pode ser atualizado para a versão Reference, mas ambos foram desenhados para serem facilmente reparados.


Moonriver Audio 404 Reference
Moonriver 404 Reference


O 404 Reference é um amplificador integrado com um design clássico, muito sóbrio que os mais distraídos podem pensar tratar-se de um aparelho antigo. Não é para menos, pois além das laterais em madeira, ainda encontramos na frente um seletor para tape monitor que o fabricante diz ser essencial porque: “Não só acrescenta a opção de monitorizar a diferença entre o material gravado e o material de origem em tempo real, como também, e mais importante, torna possível inserir na cadeia - à vontade - um processador de correção de sala digital ou analógico, um sistema de redução de ruído ou qualquer outro dispositivo de linha disponível para melhorar o som de uma fonte ligada.” Como é explicado no site oficial da marca.


Ainda na frente, dispostos simetricamente estão o seletor de fonte, os controlos de volume motorizado Alps Blue, de balanço e dois comutadores, um para reduzir a intensidade das luzes ou desligar por completo e outro para selecionar entre a reprodução estéreo ou mono. Na parte de trás do 404 Reference existem 4 pares de entradas RCA single-ended, 1 para entrada/saída de gravador, 2 pares de saídas de pré-amplificador e um par de saídas de colunas. Vale a pena mencionar que é no primeiro par de entradas RCA que pode ser ligado um gira-discos, no caso de se optar por adicionar o módulo de amplificador de phono, que pode ser apenas para células MM, ou MM/MC. Os fãs de música no formato digital não foram esquecidos, podendo também ser adicionado um módulo de descodificação de digital para analógico (DAC). 


A característica do Moonriver 404 Reference que chamou imediatamente a atenção foi o contraste dinâmico


Pelos critérios atuais, 50 Watt por canal para uma carga de 8 Ohm colocam o 404 Reference na classe de amplificadores de baixa potência. Por isso iniciámos o teste ligando-o a umas colunas Fyne Audio F500 SP, umas monitoras com 90 dB de sensibilidade que já sabíamos de antemão não necessitarem de muitos Watt para tocarem bem. 


Moonriver Audio 404 Reference
Moonriver Audio 404 Reference com as Fyne Audio F500 SP 


Utilizando como fonte o DC-1 da Lyngdorf, a característica que nos chamou imediatamente a atenção foi a dinâmica demonstrada ao longo da audição do álbum em CD “Satie, Gymnopédies – Gnossiennes” do Trio de Jacques Loussier. Neste disco são tocados os temas do compositor francês com uma abordagem jazzística em que Loussier ao piano, explora o minimalismo de Satie, ora com delicadeza, ora com fulgor explosivo juntamente com a bateria e o contrabaixo dos outros dois músicos que compõem o trio. 


Percebemos que o 404 Reference tinha potencial para substituir o residente TacT Millennium com 150 Watt


Percebemos rapidamente que o Moonriver 404 Reference tinha potencial para substituir o residente TacT Millennium com 150 Watt por canal a 8 Ohm. Ligado às também residentes planar-magnéticas Diptyque dp77, com uma sensibilidade de apenas 84 dB e impedância de 6 ohms, mostrou-nos o que é possível fazer atualmente com um circuito de amplificação com transístores bem desenhado. Infelizmente o exemplar testado estava equipado com um módulo de phono que apenas amplificava células MM. Sem uma célula compatível à disposição, continuámos o teste com recurso a fontes digitais. 


Moonriver Audio 404 Reference
Moonriver 404 Reference com as Diptyque dp77 


Desta vez com o streamer Eversolo DMP-6 Master Edition, decidimos ouvir o álbum “Hit me Hard and Soft” de Billie Eilish. “Wildflower” começa com uma guitarra acústica e a voz sussurrada de Eilish, com o amplificador sueco a mostrar uma transparência desconcertante. O tema evolui com a junção de guitarra elétrica, baixo, bateria e um coro. Nesta altura o 404 Reference consegue criar um palco definido em altura e profundidade onde podemos identificar a localização dos intervenientes. A voz de Eilish está perfeitamente focada e a textura dos instrumentos é praticamente palpável. 


O segredo do Moonriver 404 Reference está na atenção e cuidado dedicados à fonte de alimentação


Perguntamo-nos como é esta performance possível com um amplificador com apenas 50 Watt por canal? E chegamos à conclusão que não nos podemos guiar apenas pelas especificações, sobretudo no que diz respeito à potência. É preciso ler nas entrelinhas. E no caso do Moonriver 404 Reference, o segredo está mesmo na atenção e cuidado dedicados à fonte de alimentação com o seu transformador toroidal feito à medida. Mas também na capacidade dos condensadores terem reserva elétrica suficiente para uma rápida carga e descarga, com influência direta nos transientes da música que se está a escutar.


Moonriver Audio 404 Reference
Moonriver 404 Reference comando à distância


O resultado é um amplificador com uma reprodução sonora suave, uma gama média neutra, graves controlados e altas frequências delicadas. A combinação perfeita para ouvir música horas a fio a pela noite dentro, que faz justiça à inscrição gravada na placa do circuito no interior do 404 Reference: "This amplifier is designed for all music lovers and fans of night listening. All these hidden textures and deeply buried treasures, tiny grooves, forgotten magnetic tapes and stubborn bits - all this is easily discovered. What matters for us is: sustainability, reliability and repairability. Keep music alive!"


Moonriver Audio 404 Reference: 4 999 euros disponível em Home Audio

Colunas Fyne Audio F500 SP: 1 560 euros disponíveis em OnOff

Suportes de colunas Quadraspire: a partir de 487 euros, disponíveis em Exaudio


Moonriver Audio 404 Reference
Moonriver 404 Reference


Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!