O M21 é o novo leitor de áudio da FIIO, que o define como um modelo "entry-level", mas com linhagem de topo de gama.
Equipado com quatro DACs Cirrus Logic CS43198 que permitem um design de saída totalmente diferencial de oito canais, o novo FIIO M21 é um leitor de áudio que incorpora tecnologia e funcionalidades normalmente só encontradas em produtos muito mais caros.
Além dos 4 DACs, a secção do amplificador dos auscultadores adota um design de circuito de dois estágios: o primeiro é responsável pela amplificação da tensão, enquanto o segundo estágio lida com a expansão da corrente – "tudo para garantir um som mais puro e rico em detalhes", garante a marca chinesa.
Uma funcionalidade interessante, para um produto que foi criado a pensar na portabilidade, é o chamado "desktop mode". Não é algo novo, mas é a primeira vez que este modo surge num leitor FIIO de baixo preço. Quando o modo desktop está ativado, o M21 é totalmente alimentado por uma fonte de alimentação externa e a bateria integrada não é carregada nem descarregada.
No modo portátil, o M21 funciona com uma fonte de alimentação de tensão padrão. Mas, ao utilizar a alimentação externa no modo super high gain, o leitor muda automaticamente para uma fonte de alimentação de alta tensão com tensão de pico de 21 Vpp (300 Ω) e potência de saída de 950 mW (32 Ω). Isto proporciona uma potência de saída ao nível de um equipamento de mesa, tornando o leitor mais adequado para uma gama mais ampla de auriculares ou auscultadores.
O FIIO M21 já está disponível em Portugal através do Grupo José Lopes Marques, com um PVP de 329,99€.