O Walkman faz 46 anos, mas terá sido inventado pela Sony?

Fernando Marques
Por
0

Sony Walkman


Lançado no Japão na primeira semana de julho de 1979, o Walkman revolucionou a forma como ouvimos música. Pela primeira vez, os jovens podiam ouvir as suas músicas preferidas em qualquer lugar, com auscultadores e com o volume alto — sem críticas ou repreensões dos adultos.


Apesar de se pensar que o conceito foi criado pela Sony, a invenção do leitor de música pessoal "Stereobelt" deve-se a Andreas Pavel, um antigo executivo de televisão e editor de livros. Pavel registou uma patente de invenção para o seu leitor de música portátil em 1977.


Stereobelt


O modelo inaugural foi o TPS-L2, com um design azul e prateado, considerado o primeiro leitor de áudio portátil do mundo. Funcionava com cassetes, que podiam ser previamente gravadas com compilações personalizadas. Apesar da inovação, houve quem duvidasse do seu sucesso — muitos achavam que um leitor sem função de gravação não teria futuro. No entanto, o Walkman rapidamente se tornou um símbolo cultural.


Sony Walkman TPS-L2



Pouco tempo depois, a Sony lançou versões com capacidade de gravação. Em 1984, chegou ao mercado o Walkman Professional WM-D6C, cuja qualidade de som rivalizava com a de gravadores fixos.


Sony Walkman
Sony Walkman Professional WM-D6C


Em 1988, a marca apresentou o Sony Sports Walkman, o primeiro modelo portátil resistente à água. No mesmo ano, foi lançado o Walkman Mega Bass, que incluía o sistema Dolby de redução de ruído e funcionalidades avançadas como o “Auto-reverse”, permitindo mudar o lado da cassete automaticamente, sem precisar retirá-la do aparelho.


Sony Walkman
Sony Sports Walkman


Após um primeiro mês de vendas dececionante, o Walkman original acabou por se tornar numa das marcas de maior sucesso da Sony de sempre, passando por diversas mudanças de formato ao longo dos anos, como CD, MiniDisc, MP3 e, por fim, streaming de música. 

Mais de 400 milhões de leitores de música portáteis Walkman foram vendidos, dos quais 200 milhões eram leitores de cassetes. A Sony descontinuou a linha clássica de Walkmans com cassetes em 2010 e foi obrigada a pagar uma indemnização avultada ao inventor original do leitor de cassetes portátil, Andreas Pavel. No entanto, o nome continua vivo hoje em dia, sob a forma de novos leitores de MP3 e da aplicação Walkman da Sony. 

O auge do Walkman pode ter passado, com as crianças de hoje perplexas e até incomodadas com a relativa falta de praticidade das cassetes. Mas o hábito que criou — ouvir música onde e quando se quiser — está mais forte do que nunca.

Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!