Audio-Technica sobe de gama com novo gira-discos

António Eduardo Marques
Por
0

 

Audio-Technica AT-LPX8
Audio-Technica AT-LPX8

Chama-se AT-LPX8 o novo gira-discos topo-de-gama da Audio-Technica, com o qual a marca quer seduzir os audiófilos.


Apesar de ser uma marca normalmente fora do "radar" dos entusiastas do vinil, a verdade é que a Audio-Technica é atualmente o terceiro maior fabricante mundial de gira-discos, atrás da Pro-Ject Audio e da Crosley. Que é como quem diz, é o segundo maior, uma vez que o que a Crosley produz são mais "lavra-discos" do que outra coisa...


Até agora, a marca tinha sobretudo modelos mais acessíveis, muitos deles imitações mais ou menos conformes (e igualmente baratas) do Technics SL-1200. Com o AT-LPX8, as coisas mudam de figura. Este é, assumidamente, o primeiro produto realmente de alta-fidelidade da Audio-Technica, e a marca não poupou esforços para se tentar impor neste difícil mercado, desde a estética, à qualidade de construção e passando pelas características e funcionalidade do produto.

Audio-Technica AT-LPX8
O AT-LPX8 é uma máquina semi-automática – uma raridade entre os modelos audiófilos, que são habitualmente 100% manuais – com um elevador que levanta automaticamente o braço no final da leitura do disco e para o motor (funcionalidade que pode ser desligada através de um interruptor no painel traseiro).

O braço de alumínio em forma de 'J' é inspirado nos modelos clássicos das décadas de 1960 e 1970 e vem equipado com uma "shell" AT-LT10 e uma célula MM AT-VM95E BK (preta) com agulha elíptica, que a A-T diz que "proporciona uma excelente separação de canais e baixa distorção para uma qualidade tonal extraordinária". 

Para facilitar a personalização, a agulha pode ser substituída ou trocada por qualquer uma das cinco agulhas adicionais da linha VM95, e o ajuste do VTA (ângulo de deslocamento vertical) do braço e do contrapeso permitem o uso de uma ampla gama de outras células.

Cabeça de gira-discos AT-VM95E BK
Célula AT-VM95E BK


O AT-LP8X inclui mudança eletrónica da velocidade e reproduz discos de 33-1/3, 45 e 78 RPM. O seu prato de alumínio fundido de 25 mm, com amortecimento de borracha e antirressonância, vem com um tapete de borracha de 2,5 mm e é acionado diretamente ("direct drive") por um motor monitorizado por sensores que assegura uma velocidade de rotação do prato continuamente precisa. 


O motor e a fonte de alimentação interna comutada estão alojados numa caixa construída em MDF e equipada com pés ajustáveis em altura.


O gira-discos é fornecido com um cabo de saída RCA amovível (macho RCA duplo para macho RCA duplo com ligação à terra), um adaptador de 45 RPM e uma tampa de proteção contra o pó. O cabo de corrente é igualmente amovível.

Painel traseiro do AT-LPX8
Segundo informação da OnOff, o PVP deste gira-discos, que deverá estar disponível já em Outubro em Portugal, é de 999€, incluindo o braço e a célula.
Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!