The Cotton Club |
Cotton Club era um famoso clube noturno em Harlem, NY. Esta é a história das pessoas que geriam e frequentavam o clube, o filme é generosamente "pintado" com a música jazz que tornou o Cotton Club tão famoso nas décadas de 1920 e 1930.
Inspirado num livro sobre a história do clube noturno, da autoria de James Haskins, Robert Evans foi o produtor original do filme e também quis realizá-lo. Contratou William Kennedy e Francis Ford Coppola para reescreverem a história e o argumento de Mario Puzo. Contratou William Kennedy e Francis Ford Coppola para reescreverem a história e o argumento de Mario Puzo. Evans acabou por decidir que não queria realizar o filme e pediu a Coppola no último minuto. O desenhador de produção Richard Sylbert disse que disse a Evans para não contratar Coppola porque “ele não gosta de estar no negócio do cinema comercial, narrativo, de Hollywood”; Coppola disse que recebeu cartas de Sylbert a pedir-lhe para trabalhar no filme porque Evans era louco. Coppola também disse que “Evans deu o tom para o nível de extravagância muito antes de eu lá chegar”.
The Cotton Club |
Coppola aceitou os cargos de argumentista e depois de realizador porque precisava do dinheiro, uma vez que estava profundamente endividado por ter feito “One from the Heart” (1982) com o seu próprio dinheiro. Na altura em que Evans decidiu não realizar e contratou Coppola, pelo menos 13 milhões de dólares já tinham sido comprometidos. Os proprietários de casinos de Las Vegas, Edward e Fred Doumani, investiram 30 milhões de dólares no filme. Outros financiadores incluíam o traficante de armas árabe Adnan Khashoggi e o promotor de vaudeville Roy Radin, que foi assassinado em maio de 1983 por uma associada traficante de droga que se sentiu excluída dos lucros do filme.
A personagem de Richard Gere, o músico Dixie Dwyer, é provavelmente baseada no ator George Raft. Raft cresceu pobre no bairro de Hell's Kitchen, em Nova Iorque. Quando jovem, trabalhou como motorista/cobrador para o gangster Owney Madden (também retratado neste filme e interpretado por Bob Hoskins). Depois de ter trabalhado para Madden, foi para a Califórnia e tentou a carreira de ator, acabando por alcançar um sucesso considerável no papel de durão em vários filmes de gangsters, actuações que ele baseou em grande parte em Madden e Bugsy Siegel, com quem Raft era conhecido por se associar. Gere é um exímio trompetista e fez os seus próprios solos neste filme.