Auscultadores e amplificador Stax SRS-3100: Música em estado líquido

0
Stax SRS-3100
Stax SR-L300

Muitos produtos japoneses são fruto de uma abordagem holística na sua concepção. Os auscultadores Stax não são excepção e a perspetiva de que «as partes contribuem para o todo» é notória nos SR-L300.


São vários os elementos que fazem com que a sua sonoridade seja notável: desde as unidades eletrostáticas, passando pelo cabo e amplificador ou «unidade energizadora» como lhe chamam, sem esquecer todo o conhecimento acumulado ao longo dos 66 anos de existência da empresa e ainda, claro, a mão-de-obra especializada, que os fabrica até hoje, orgulhosamente, no Japão. Permitam-me que faça uma correção: a Stax não lhes chama auscultadores, mas sim “earspeakers”, que traduzido à letra será qualquer coisa como «colunas de ouvido».


A Stax chama aos seus auscultadores “earspeakers”, que traduzido à letra será qualquer coisa como «colunas de ouvido»


Dito isto, o termo podia bem ser entendido como uma enorme pretensão, mas o que querem eles dizer com isto de chamar colunas de ouvido a uns auscultadores? Respondendo sumariamente à questão: não, não é pretensão. A tocar, os SR-L300 parecem-se com umas colunas “full range” nos ouvidos. Talvez com a designação nos estejam ainda a querer dizer que não são uns auscultadores para andar na rua. São abertos, o que significa que ouvimos tudo o que se passa à nossa volta e quem estiver por perto também ouve a música que estamos a ouvir.

Stax SRS-3100

Stax SR-L300

No mundo da alta fidelidade o termo eletroestático faz, por norma, disparar o alarme associado ao preço. É uma tecnologia muito particular e que tem custos de produção elevados, o que faz com que os SR-L300 sejam a exceção à regra, e que em conjunto com o amplificador será muito, provavelmente, a forma mais barata de ter uns auscultadores com esta tecnologia.


Estes foram os primeiros Stax que tive a oportunidade de ouvir fora de um evento audiófilo ou de uma loja, tendo a análise sido feita no ambiente controlado de casa. Auscultadores há muitos e a concorrência é grande dentro dos valores que se inserem, no entanto, poucos conseguirão o feito de nos «dar música» como fazem estes SR-L300. São uns auscultadores extremamente musicais, mas que nos permitem analisar a performance dos músicos, se assim o quisermos, sem se tornarem cansativos. Brilham com reproduções vocais: nunca a voz de Melody Gardot, no álbum «Live in Europe», pareceu tão delicada ou a interpretação da Gymnopédies de Satie para piano tão melancólica.


Os SR-L300 colocam-nos no palco, no meio dos artistas, fazemos parte do que está a acontecer


Se há auscultadores que colocam os artistas a tocar à nossa frente, estes colocam-nos no palco, no meio dos artistas, fazemos parte do que está a acontecer. Mas, não se pense com isto que os SR-L300 só servem para ouvir música «delicada». A guitarra incisiva, a bateria rápida e o baixo seco no álbum «Social Cues» dos Cage the Elephant de certeza que convencem qualquer praticante de “shoegaze”.


Por inquestionável que seja a sua performance musical, é impossível não reparar no seu aspeto: a estrutura é feita de plástico, com um design retro que é agradável, mas a aparência não é “premium”, ao contrário do que verificamos em modelos de preços concorrentes. No entanto, podemos ouvir música durante horas com os SR-L300, sem darmos por isso, são tão leves e confortáveis que quase não os sentimos na cabeça. Mais uma vez, a soma das partes entra na equação e outro motivo para isso é o funcionamento do pequeno amplificador ser em pura classe A, utilizando só componentes da melhor qualidade. Estamos assim perante um «instrumento» concebido para apreciar música que nos é apresentada de uma forma líquida, fluindo sem esforço. Recomendamos sem qualquer constrangimento.

Stax SRS-3100
Stax SR-L300


Preço: 993 euros disponível em Exaudio


Ficha técnica

Auscultadores: Tipo: eletrostático push-pull, elemento de som oval, com design aberto● Resposta de frequência: 7 – 41.000Hz● Capacitância eletrostática: 110pF (incluindo cabo conectado)● Impedância: 145kΩ (incluindo cabo conectado, a 10kHz)● Sensibilidade à pressão sonora: 101dB / entrada 100Vr.m.s. / 1kHz● tensão de polarização: 580V DC● Almofada para os ouvidos: couro artificial de alta qualidade● Cabo: cabo OFC paralelo de 6 fios, 2,5 m de comprimento total, largura especial especial de baixa capacidade● Peso: 448g (incluindo cabo conectado), 322g (sem cabo)


Energizador: Resposta de frequência: DC – 35 kHz (40 V rms saída)● Nível de entrada: 125 mV com 100 V saída● Nível de entrada máximo: 30 V rms com o volume no mínimo Ganho: 58 dBTHD max: 0.01% (1 kHz/100 V rms saída)● Impedância entrada: 50 kOhms● Voltagem máxima de saída: 280 V rms/1 kHz● Dimensões: (mm) 132W x 38H x 132D● Peso: 540 g.

Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!