Amplificador a válvulas Audio Note Cobra: Música quente para os dias frios de inverno

0

Audio Note Cobra
Audio Note Cobra


Todos os audiófilos já sentiram o fascínio pela amplificação a válvulasem algum momento do seu percurso no hobby da alta-fidelidade. Ainda durante a juventude, ou já na idade adulta, alguns, até se atrevem a construir o seu próprio amplificador.


A Audio Note UK nasceu, naturalmente, no Reino Unido, em 1989, como distribuidora da marca japonesa que já existia desde 1976. Na altura tinha o mesmo nome sem o sufixo, e fabricava os exclusivos amplificadores Kondo Ongaku. O nome era o mesmo do génio japonês, Hiroyasu Kondo que concebeu o circuito de amplificação, e atualmente é também utilizado pela empresa para se distanciar do fabricante britânico, com o qual já não tem qualquer relação.


O responsável pela criação da Audio Note no Reino Unido é Peter Qvortrup. O empresário nascido na Dinamarca, é, antes de mais, um apaixonado por música e ávido colecionador de LP’s, sobretudo 78 rpm, que diz representarem as melhores gravações de música clássica e ópera, os seus géneros favoritos. Despreocupado com aquilo que aflige muitos audiófilos – a performance dos equipamentos na mesa de medições – Qvortrup quis construir componentes que estabelecessem uma relação emocional com a música, quando alguém os ouve. 


O “Som Audio Note” tem uma coerência tonal que é transversal aos seus componentes


Dessa forma, orgulha-se de ser hoje em dia, o único fabricante europeu capaz de fornecer um sistema de alta-fidelidade completo: desde a fonte, seja analógica ou digital, passando pela amplificação, colunas de som e os respetivos cabos. A vantagem face a outras marcas é que nenhum elemento adiciona ou subtrai alguma coisa, garantindo uma coerência de tonalidade transversal aos componentes, apenas contribuindo para um som que já é globalmente reconhecido como o “Som Audio Note”.


Audio Note Cobra colunas AXOne/II

A forma mais simples de construir um amplificador a válvulas será possivelmente com base nas EL34 a funcionar em Classe A, em modo push-pull. O Cobra utiliza essa topologia, e com dois pares de válvulas consegue produzir 28 watt por canal, sendo capaz de lidar com um leque mais alargado de colunas, e não apenas aquelas com alta sensibilidade. Até aqui não existe nada de extraordinário, com o Cobra a utilizar quatro EL-34 no estágio de saída, e duas 6AU6 mais duas 5670 na pré-amplificação. Nada de exótico, portanto, mas se prestarmos atenção, vemos que são utilizados os transformadores de saída C-core, feitos pela própria Audio Note para o Cobra, bem como uma fonte de alimentação DC separada para as válvulas. 


Audio Note Cobra


O Cobra está longe de ser o amplificador de entrada de gama, em que a Audio Note retirou componentes para ser mais barato. Bem pelo contrário, na traseira do aparelho encontramos, para além de três entradas RCA analógicas stereo, também um DAC Philips TDA1543, que possui uma entrada digital coaxial que suporta sinais até 24-bit/176.4kHz. Uma ótica SPDIF para sinais até 24-bit/96kHz, e ainda uma USB até 16-bit/48kHz. Para além disso os terminais para ligação às colunas suportam forquilhas, bananas ou cabo descarnado. O sistema cedido pela Exaudio incluía os cabos de coluna da própria marca AN-La, Large Cristal Pure Copper Litz já terminados com bananas, e as colunas AXOne/II.


A gama AXOne foi lançada há quase 25 anos, mas teve de ser descontinuada por causa de dificuldades no fornecimento das caixas. Atualmente os problemas foram ultrapassados com a produção a ser feita numa divisão da empresa na Áustria. O manual de instruções recomenda um período de cerca de 100 horas para que as colunas AXOne/II revelem o seu potencial. Como as que a Exaudio nos cedeu para teste já tinham cumprido esse requisito, mal as ligámos, percebemos como as aparências nos podem enganar. A célebre máxima de que “Nunca devemos julgar um livro pela capa”, é neste caso, completamente apropriada. As AXOne/II representam perfeitamente o estereotipo do aspeto de umas pequenas monitoras de duas vias com uma porta de reforço de graves frontal. 


Colunas AXOne/II


As diminutas dimensões das AXOne/II significam que a sua melhor performance será obtida em espaços pequenos


As diminutas dimensões: 20/30/20 cm, significam que a sua melhor performance será obtida em espaços pequenos, no nosso caso, o sistema foi montado numa sala com pouco mais de 15 m2, que funciona como escritório. Contrariamente ao mantra audiófilo, a Audio Note UK recomenda veementemente que as suas colunas de som sejam colocadas junto à parede traseira, ou mesmo nos cantos da sala para reforçar a resposta do grave. Com as AXOne/II não é diferente, e próximo da parede o grave é mais proeminente sem ofuscar as restantes frequências. 


Audio Note Cobra


Embora o Cobra tivesse tocado bem em níveis de volume baixo com as residentes planar-magnéticas Diptyque dp77, a sua baixa sensibilidade de apenas 84 dB terminou a nossa ambição de um possível casamento feliz com estas colunas de som.


Começando por ouvir a secção digital do Cobra, utilizámos um CD-1 da Lyngdorf como transporte, utilizando a ligação coaxial. O primeiro impacto foi a suavidade, capaz de reproduzir a tão procurada sonoridade analógica na música renderizada pelo DAC. A musicalidade dos primeiros acordes no conhecido tema “Chan Chan” do álbum homónimo da banda Buena Vista Social Club com Ry Cooder, fazem-nos mediatamente esquecer que estamos a avaliar um equipamento. Com o avançar do tema, a alargada resposta de frequência, bem como o posicionamento dos músicos no palco foi-nos apresentado de forma realista. Esta característica foi transversal sempre que mudámos de fonte. Colocámos o LP “Black Acid Soul” de Lady Blackbird a tocar o tema "Nobody's Sweetheart" e a voz de Marley Munroe apareceu extremamente natural e perfeitamente focada entre as AXOne/II. 


Audio Note Cobra


A coerência tonal é algo de que Peter Qvortrup se orgulha de ter conseguido nos produtos da Audio Note UK. De tal modo que criou uma editora de música, a Audio Note Music, e tem como embaixador o violoncelista canadiano Vincent Bélanger. Ouvimos através de streaming o tema “Adaptations” do álbum Vincent Bélanger, Les 9, e o Cobra, juntamente com as AXOne/II, conseguiram traduzir convincentemente o realismo e nuances, bem como a textura dos violoncelos, nas interpretações dos oito músicos em placo orientados por Bélanger.


O Cobra e as colunas de som AXOne/II são a porta de entrada no universo da Audio Note, para todos os que procuram um sistema, cuja performance não distraia do fundamental, que é ouvir música. 


Audio Note Cobra



Audio Note Cobra: 5 110 euros

Colunas AXOne/II: 2 600 euros

Cabos AN-LA bicablagem 2 m: 908 euros

Disponível em: Exaudio



Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!